Um servidor Bare Metal, também conhecido como servidor dedicado, é um computador físico num datacenter atribuído a um cliente, pelo que é possível configurar e gerir o servidor de forma a corresponder às suas necessidades específicas. Ao contrário dos servidores virtuais, que partilham o hardware com outros servidores virtuais, um servidor dedicado fornece exclusivamente todos os seus recursos de memória, de processador e de armazenamento a um único cliente.
Os servidores dedicados não utilizam hipervisor, pelo que o cliente tem um acesso total às capacidades de desempenho e de hardware do servidor. As utilizações destas máquinas são muito variadas, incluindo o alojamento dos seus próprios servidores virtuais ou máquinas virtuais, com a tranquilidade de que a atividade do resto dos utilizadores do datacenter não afetará o desempenho do servidor.

Vantagens dos servidores dedicados Bare Metal
Fiabilidade
Os utilizadores de um servidor dedicado não partilham os seus recursos, e o hardware subjacente só é utilizado para as cargas de trabalho atribuídas pelo utilizador. Por sua vez, os servidores virtuais partilham o hardware, o que significa que se um ou vários servidores virtuais sofrerem um grande pico de tráfego, isto afetará o desempenho dos outros servidores virtuais no mesmo hipervisor.
Controlo
O servidor Bare Metal, sendo dedicado a um utilizador, pode ser personalizado, incluindo o sistema operativo, os processadores, o número de cores, a GPU, a RAM, o tipo de disco rígido e muito mais. Assim, as máquinas dedicadas permitem adaptar-se às cargas de trabalho que requerem um hardware ou um software específicos.
Segurança
Os hipervisores são seguros, mas partilham o hardware com outros servidores virtuais, assim como a camada de hipervisor, fazendo com que qualquer configuração ou erro de codificação possa afetar o servidor virtual. Não sendo uma solução partilhada, os servidores dedicados evitam este tipo de problemas.
Desvantagens dos servidores Bare Metal
Custo
Os servidores Bare Metal dedicam todos os seus recursos a um único utilizador, quer esse utilizador utilize todos esses recursos ou não. No entanto, estes recursos têm um custo. Assim, um servidor dedicado é mais dispendioso do que um servidor virtual, no qual os custos são repartidos por vários utilizadores.
Conhecimentos técnicos
Os servidores Bare Metal são controlados pelo utilizador. Para utilizar um servidor dedicado, o utilizador precisa de ter conhecimentos técnicos suficientes para o configurar e instalar as aplicações e o software, mas também para garantir que a configuração técnica é adaptada aos requisitos da carga de trabalho.
Utilização dos servidores dedicados
Os servidores dedicados oferecem aos clientes um controlo total sobre as aplicações e serviços que podem executar e são normalmente utilizados para construir o backbone da maioria das infraestruturas informáticas das grandes empresas.
Normalmente, os servidores dedicados são necessários para criar redes privadas e serviços de bases de dados, pois estes tipos de aplicações requerem ferramentas especiais que não podem ser executadas em servidores virtuais.
Servidores dedicados para um desempenho e um controlo máximos
Os servidores dedicados baseiam-se em componentes topo de gama, utilizam ligações de elevada largura de banda e funcionalidades avançadas de rede e segurança. Ao utilizar o modelo de servidor dedicado, as empresas podem cumprir requisitos específicos de desempenho, segurança e conformidade. Os clientes que construíram a sua infraestrutura utilizando servidores dedicados podem mudar as configurações e adicionar personalizações que seriam impossíveis num ambiente de servidor virtual.
As empresas podem utilizar servidores dedicados para construir a sua própria cloud privada que se estende por fronteiras geográficas. Isto significa que, se uma empresa quisesse criar uma aplicação que fornecesse conteúdos locais em diferentes cidades do mundo, seria capaz de fornecer servidores dedicados localizados em datacenters próximos das suas cidades alvo, e depois interligá-los todos uns aos outros. Isto permitiria que os utilizadores dessa aplicação acedessem a informações relevantes a partir do seu servidor local, minimizando a latência e proporcionando a melhor experiência de utilizador possível.
Acordos de nível de serviço (SLA) e suporte
Os SLA são os contratos que os fornecedores cloud oferecem aos clientes para indicar o tempo de disponibilidade garantido da sua infraestrutura. Diferentes fornecedores cloud oferecem vários SLA para as suas soluções de servidores, mas os servidores dedicados costumam oferecer níveis de serviço garantidos mais elevados do que os servidores virtuais. Os servidores dedicados também requerem níveis de suporte mais elevados do que os servidores virtuais.
O meu site precisa de um servidor dedicado?
Ao escolher um servidor para alojar um website ou uma aplicação web, os clientes têm a possibilidade de partilhar recursos de hardware com outros utilizadores, designados por alojamento partilhado, ou de reservar todo o servidor para o seu próprio uso, o qual está, na realidade, a ser alojado num servidor dedicado.
O alojamento partilhado é popular porque é menos dispendioso que o alojamento num servidor dedicado Bare Metal. Geralmente, vários sites e/ou aplicações podem partilhar um servidor sem problemas de desempenho. No entanto, se um ou vários websites sofrerem um grande pico de tráfego, poderá alojar uma proporção maior dos recursos do servidor partilhado e afetar o desempenho de todos os utilizadores. O alojamento dedicado evita este problema, pois os recursos de hardware são exclusivos de cada utilizador.
Alojamento de servidores dedicados Bare Metal - a escolha é sua
Os clientes que decidirem escolher entre um servidor dedicado ou um alojamento partilhado têm de considerar a importância das cargas de trabalho que estão a ser processadas. Por exemplo, se uma pequena empresa gerir um website para divulgar os seus serviços, então o alojamento partilhado será provavelmente suficiente. No entanto, se uma empresa de média ou grande dimensão procurar um local para alojar a sua aplicação ou base de dados crítica de e-commerce, o servidor dedicado fornecerá uma maior estabilidade e fiabilidade.
Servidor dedicado ou servidor gerido
Um servidor gerido é um servidor dedicado gerido pelo fornecedor do datacenter. Esta solução é ideal para organizações que requerem o desempenho e a segurança de servidores dedicados, mas que não querem ter os custos gerais de gestão e manutenção dos recursos de hardware.
A vantagem dos servidores geridos é que os clientes acedem a um servidor dedicado ou a um cluster de servidores, o que significa que o desempenho e a segurança não são afetados por outras pessoas que utilizam os mesmos servidores no datacenter do fornecedor de cloud. As empresas podem utilizar servidores geridos para implementarem as suas aplicações web sem terem de se preocupar com a gestão e a manutenção do hardware subjacente.
Qual é a diferença entre um servidor dedicado e um servidor cloud?
Os servidores dedicados estão localizados num datacenter específico e os clientes podem escolher exatamente onde pretendem que esse servidor e os seus dados estejam localizados. Os servidores cloud oferecem um controlo menos granular ao cliente e a sua localização física é decidida pelo fornecedor cloud. Se uma empresa precisar de cumprir regulamentações governamentais que determinam onde determinados dados devem ser armazenados, então será necessário utilizar um servidor dedicado em vez de um servidor cloud.
Casos de uso dos servidores dedicados
O alto desempenho, a personalização e a fiabilidade dos servidores dedicados tornam-nos populares entre as empresas de médias e grandes dimensões para uma gama de aplicações. Desde a criação de uma infraestrutura mundial de difusão de conteúdos até à gestão de uma base de dados de grande volume, os servidores dedicados constituem uma das ferramentas mais potentes utilizadas pelas empresas digitais modernas.
Segurança e conformidade
Existem sempre riscos associados a ambientes cloud partilhados. Nem sempre é possível garantir a localização exata dos dados, o que é inaceitável para as empresas que têm de cumprir as regulamentações governamentais. Os erros de configuração de servidores podem causar vulnerabilidades de segurança ou problemas de desempenho que podem afetar os resultados de uma empresa digital.
Com um servidor dedicado, a sua empresa tem acesso exclusivo ao servidor e aos controlos: desde a versão do sistema operativo até à escolha das aplicações e que utilizadores têm acesso de administrador. Os servidores dedicados constituem a base mais segura e fiável para as empresas que necessitam de um controlo total sobre a sua infraestrutura.
Inteligência Artificial (IA), machine learning (ML) e data science
As empresas estão cada vez mais a produzir dados: com o aumento massivo do uso de sensores IoT, da inteligência artificial, dos sistemas de análise de dados e de vídeos de alta definição, a procura de potência de processamento nunca foi tão elevada.
As cargas de trabalho IA/ML consomem muitos recursos, pois processam grandes conjuntos de dados a partir de uma gama variada de fontes utilizando diferentes tipos de meios de comunicação. O processamento de cálculo através de sofisticados modelos matemáticos requer dispor do máximo de desempenho possível, e as diferentes cargas de trabalho ou fontes de entrada podem exigir sistemas de hardware personalizados para funcionar com a máxima eficiência.
Os servidores dedicados são ideais para a utilização em ML e para as cargas de trabalho de análise de dados, uma vez que oferecem as melhores performances possíveis. Podem ser configurados com componentes especializados (como GPU adicionais para o tratamento de dados) e são disponibilizados através de ligações de elevada largura de banda.
Alojamento de aplicações empresariais
As grandes empresas executam uma variedade de aplicações essenciais para manter as suas atividades. Podem incluir ERP, CRM, sistemas de contabilidade, entre outros. Estes sistemas requerem muitos recursos e, normalmente, contêm dados muito sensíveis. Em muitos casos, especialmente no setor das finanças ou da saúde, as empresas devem garantir que os dados são armazenados numa região geográfica específica.
Estas aplicações profissionais básicas devem ser executadas de forma fiável e estar acessíveis aos funcionários e a terceiros autorizados, independentemente da sua localização física. Assim, é essencial que estejam alojados numa infraestrutura que possam controlar completamente.
Os servidores dedicados são uma escolha popular entre as grandes empresas que procuram uma infraestrutura fiável e de alto desempenho, com um controlo total.
High Performance Computing (HPC)
As cargas de trabalho informáticas de alto desempenho exigem prestações ideais em termos de processadores, memória, armazenamento e largura de banda. Os projetos de HPC costumavam estar reservados a departamentos governamentais e organismos de investigação com orçamentos generosos, mas os avanços nas tecnologias dos processadores, o armazenamento e a rede permitiram democratizar este tipo de informática.
Gaming
Os jogos apresentam animações de alta definição para múltiplos utilizadores. Devem criar modelos 3D detalhados e atualizá-los até 60 vezes por segundo para jogadores que podem estar em diferentes países, e tudo isso em tempo real, pois apenas alguns milissegundos de atraso podem colocar os jogadores em desvantagem.
Os servidores de jogos requerem os processadores mais rápidos e uma latência mínima possível. Os gamers são também frequentemente alvo de ataques DDoS, pelo que requerem a melhor proteção possível.
A OVHcloud oferece servidores dedicados especialmente concebidos para jogos. Graças à plataforma AMD Ryzen, os nossos servidores de jogos oferecem-lhe uma experiência de jogo inigualável, com uma largura de banda de 1Gbps, proteção anti-DDoS, espaço de armazenamento de backup e um SLA de 99,9%.
OVHcloud e servidores dedicados
Na OVHcloud, pode escolher entre uma vasta gama de servidores dedicados. Na maioria dos casos, o servidor é entregue em 120 segundos com uma largura de banda ilimitada, segurança completa, o melhor desempenho possível e um SLA de 99,95%.
Para isso, a OVHcloud colabora com fabricantes de hardware, fornecedores de armazenamento e fabricantes de chips de primeiro nível com o objetivo de oferecer os melhores componentes na gama de servidores dedicados da OVHcloud. Assim, disponibilizamos-lhe uma grande variedade de configurações, incluindo processadores AMD ou Intel, diferentes modelos de GPU, discos rígidos SSD NVMe e SATA, opções RAID e até 50 Gbps de largura de banda privada.
Os nossos servidores dedicados económicos são totalmente configuráveis através da Área de Cliente OVHcloud ou da API OVHcloud, que permite aos clientes escolher os sistemas operativos, as bases de dados e as ferramentas de virtualização necessários.